quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Manter os seniores seguros em casa




Fechaduras fora da linha de visão. Instale fechaduras e ferrolhos no topo ou parte de baixo das portas exteriores. Pode também necessitar de instalar barras nas janelas e uma vedação no exterior da sua habitação, se tal se revelar possível.

Utilizar sinais. Pendure um sinal numa porta para o exterior que diga “Stop” ou “Não entrar”. Coloque sinais também noutras portas, como na da casa de banho, para que o sénior possa saber claramente onde vai dar cada porta e não se veja acidentalmente no exterior da habitação.

Camuflar portas e maçanetas. Pinte-as da mesma cor que as portas ou utilize maçanetas de segurança. Experimente um tapete preto em frente da porta, que possa ser entendido como um buraco e que evite que o sénior utilize esta porta.

Utilize dispositivos que avisem quando uma porta ou janela for aberta. Isto pode ser algo tão simples como uma campainha colocada numa porta, ou um sistema sofisticado de alarme eletrónico.

Mantenha as chaves do carro longe de vista. As pessoas com demência podem tentar conduzir, colocando-se a si mesmas e aos outros em risco.

Se a possibilidade de se perderem de noite é uma preocupação, assegure-se que a pessoa recebe uma quantidade restrita de fluídos duas horas antes de se deitar e que tenha utilizado a casa de banho imediatamente antes. Utilize luzes de presença noturnas.

Quando alguém com demência está perdido:
Comece a procurar imediatamente e contacte as autoridades da sua zona de residência. 94% das pessoas perdidas são encontradas num raio de poucos quilómetros do local de onde desapareceram.
Peça a vizinhos, amigos e familiares para o contactem se virem a pessoa em causa sozinha.
Mantenha uma foto recente e informação médica atualizada do sénior disponível para distribuir.
Conheça a sua vizinhança. Assinale áreas de risco próximas da sua habitação, como por exemplo escadarias, folhagem densa, túneis, paragens de autocarro ou estradas com muito tráfego.
O sénior é destro ou canhoto? O caminhar segue geralmente o sentido da mão dominante.
Mantenha uma lista de locais para onde a pessoa se pode deslocar. Isto inclui locais de empregos e de residência passados, um restaurante favorito, etc.